BRASÍLIA
O secretário nacional de Assuntos Agrários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, defendeu a ação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul na desocupação de área invadida por indígenas em Amambai, sul do Estado.
O conflito ocorreu na última sexta-feira (24), causando a morte de um índio. Houve ainda dez feridos, sendo sete índios e três policiais.
Em vídeo divulgado nesta terça-feira (28), Nabhan Garcia diz que ninguém tem licença para praticar crimes, como invasão de propriedades.
“Invasão de domícilio, de propriedades particulares, dano ao patrimônio, dano ambiental, agressões físicas e resistência ao flagrante são crimes que devem ser combatidos pelas forças de segurança nos Estados, como ocorreu em Mato Grosso do Sul”, relata.
A ação das forças de segurança foi elogiada pelo secretário porque, diz ele, restabeleceu a ordem, a normalidade na região e o estado democrático de direito, medida avalizada pelo Governo federal, segundo Nabhan.
“Precisamos descobrir porque em ano eleitoral sempre ocorrem essas invasões por índios ou falsos indígenas. Saber se existe alguma ONG por trás, patrocinando esses atos, o crime”, afirma o dirigente.