Uma universidade criou um método incomum para ajudar seus alunos a lidar com o estresse nos exames – um túmulo de meditação.
Muitas faculdades têm tentado oferecer uma variedade de terapias alternativas para ajudar os alunos que sofrem de ansiedade durante os períodos de exames.
Algumas ofereceram sessões de terapia com cães, reuniões de conscientização e até designaram espaços tranquilos, mas nenhuma universidade foi tão longe quanto a Universidade Radboud, localizada na cidade holandesa de Nijmegen.
A ideia se tornou viral depois que um ex-aluno revelou sua abordagem única para gerenciar o estresse – um túmulo.
Sim, atrás da capela estudantil existe uma cova aberta e, embora não esteja operacional no sentido mais estrito da palavra, as pessoas estão morrendo de vontade de entrar nela. Dentro do túmulo há um sinal apropriado que diz ‘fique estranho’.
Segundo os alunos, o projeto bizarro é tão popular que eles precisavam ser colocados em uma lista de espera para garantir uma sepultura mais cedo.
O aluno Sean McLaughlin disse: “Eu e meu colega de casa estávamos planejando ir e descobrimos que há uma lista de espera para entrar no túmulo. Então é bastante popular. Pretendo ir em breve”.
O “túmulo da purificação” tem cobertor e tapete de ioga. Permite uma meditação confortável, embora um pouco mórbida. Mas, de acordo com o fundador do projeto, John Hacking, membro da equipe da capela estudantil, a ideia do túmulo é realmente fazer os alunos apreciarem um pouco mais o tempo que passaram nesta terra.
John disse a Ruptly: “O fim da vida, a morte, é um tabu, difícil para os estudantes … é muito difícil falar sobre a morte, principalmente quando você tem 18, 19, 20 anos”.
Popularizada pelos pôsteres do campus sob o título “memento mori”, em latim “lembre-se de que você morrerá”, a grave experiência pode ser reservada por um período mínimo de 30 minutos e até três horas.