CAMPO GRANDE
Chegou o dia do último debate entre os dois candidatos que disputam o 2º turno das eleições para o governo de Mato Grosso do Sul. O encontro entre Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB) vai ao ar na TV Morena por volta das 21horas, logo após a novela Travessia, e será mediado pela jornalista Lucimar Lescano. O Primeira Página acompanhará o debate em tempo real.
O confronto de ideias entre Riedel e Contar será o primeiro e único do segundo turno. O candidato do PRTB não participou de nem um debate nem de sabatina em que o adversário fosse estar presente. A única participação de Contar foi na sabatina do setor produtivo, na Fiems, em horários alternados, e nas entrevistas da TV Morena.
Banco de minutos
A dinâmica vai proporcionar mais liberdade para o embate de ideias. Nos quatro blocos, os candidatos terão que administrar o próprio tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas, mas não poderão “guardar” tempo de um bloco para o outro.
No primeiro e no terceiro blocos, cada um dos postulantes ao Executivo sul-mato-grossense terá 15 minutos. Por exemplo, se o candidato usar 2 minutos para fazer a primeira pergunta, terá 13 minutos restantes para fazer a réplica, novos questionamentos ou responder questões feitas pelo adversário.
Conforme sorteio feito na presença de representantes dos candidatos, Eduardo Riedel vai abrir o debate de tema livre no primeiro bloco. Com isso, no terceiro bloco de tema livre, automaticamente Capitão Contar é quem vai iniciar.
O segundo e o quarto blocos serão de temas determinados. Em cada um desses blocos, serão dois debates de 10 minutos. Os candidatos escolherão um tema entre os oferecidos pelo Jornalismo da TV Morena para formular uma pergunta ao oponente. Os temas estarão disponibilizados no telão. Os candidatos terão, cada um, 5 minutos e administram seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.
No segundo bloco, Eduardo Riedel será o primeiro a escolher o tema, depois a escolha será feita por Capitão Contar. No quarto bloco, a ordem de início dos temas determinados se inverte, ou seja, Capitão Contar, depois Eduardo Riedel.
No fim do quarto bloco, cada candidato terá um tempo para as considerações finais. Eduardo Riedel será o primeiro a falar e Capitão Contar encerra.
Direito de resposta
O direito de resposta poderá ser solicitado pelo candidato que se sentir ofendido moralmente. Não vale para avaliações negativas sobre propostas de governo ou desempenho administrativo.
Para fazer esse pedido, o candidato deve manter a mão levantada, em silêncio, até que a mediadora perceba a solicitação. O pedido será avaliado pela produção do debate, no menor tempo possível. Se o direito de resposta for concedido, o candidato terá um minuto para se defender dentro do tema.
Eventual ausência
Em caso de ausência de um dos candidatos, será realizada uma entrevista de 30 minutos com aquele que comparecer. Os temas das perguntas serão os mesmos que seriam usados nos blocos de tema determinado e aparecerão no telão.
Com informações do site Primeira Página www.primeirapagina.com.br