Uma das figuras públicas brasileiras de maior influência no Twitter, a ex-jogadora de vôlei Ana Paula Henkel fez duras críticas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Apesar de morar nos Estados Unidos, a ex-atacante da Seleção Brasileira, medalhista olímpica em Atlanta, em 1996, acompanha e comenta os fatos que ocorrem diariamente no país.
Colunista da revista Crusoé, Ana Paula lamenta a presença dos ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli na corte.
“Um país que tem figuras como Gilmar Mendes e Dias Toffoli na corte suprema tem grandes chances de nunca dar certo”, afirma, dizendo que o STF atrasa o progresso do Brasil em várias áreas.
Nessa semana, um grupo de trabalho ligado à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) emitiu carta pedindo que os poderes Judiciário e Legislativo parem de atacar as instituições de combate à corrupção no país.
No documento, os especialistas citam o STF e o Congresso Nacional, cujas ações têm comprometido o trabalho dos órgãos de controle. Entre as decisões, estão a aprovação da lei do abuso de autoridade, o fim da prisão em segunda instância, a suspensão das investigações do Coaf, entre outras.